CIBERBULLYING

Desenho: Clara Borba


Ciberbullying


Também conhecido como bullying virtual, o termo se refere às difamações realizadas por meio de ferramentas tecnológicas - celulares, computadores, filmadores, etc. Também se incluem como meio da prática de ciberbullying mensagens agresseivas enviadas através de e-mail, sites de relacionamento e blogs.

Mais perigosa e devastadora do que no bullying tradicional, a violência praticada através do ciberbullying tem propagação praticamente imediata e efeito multiplicador, permitido pelo ciberespaço. Ela provoca consequências incalculáveis às vítimas dessa prática.


Pesquisa encomendada pela ONG Plan Brasil





17,7% - Agressores

16,8% - Vítimas

3,5% - Agressores e Vítimas



Fonte: Ong Plan Brasil 


A pesquisa ouviu 5.168 alunos das cinco regiões do Brasil


Os números mostram que o medo decorrente das agressões e até mesmo o perfil das pessoas vítimas de ciberbullying inibe a confissão da violência sofrida.

Em relação ao meio utilizado pelos agressores, os do sexo masculino revelaram ser o e-mail com conteúdos maldosos os preferidos. Já as meninas preferem usar sites de relacionamento para praticar as agressões.


Navegar sem medo.

O ciberbullying é modalidade de bullying mais temido e perigoso nos dias de hoje. Os pais devem estar atentos à "navegação" dos filhos e encarar a Web como uma praça onde se encontra todo tipo de gente com todo tipo de intenção. Já os educadores devem controlar o uso de aparelhos digitais dentro da escola.

Não existe lei contra crimes cibernéticos, mas as punições sim. A violência provocada no ciberespaço pode ser enquadrada em leis de crimes cometidos "na vida real".

Se alguém xingar uma pessoa negra através da internet, ela pode ser enquadrada no crime de xenofobia. O mesmo acontece para quem pratica o ciberbullying.

A ONG brasileira Safernet trabalha desde 2005 promovendo o uso saudável da internet. No site da entidade, encontram-se cartilhas preventivas, orientações sobre como proceder em casos de crimes cibernéticos e um espaço para denúncias.